terça-feira, 9 de março de 2010

PROSAS SOLTAS

REFLEXÕES

Eu! Apenas uma menina feliz de 12 anos.
Feliz, mas com muitos sonhos por realizar.
Sentimento é uma “coisa” que não se vê, mas sente-se, eu sinto compaixão pelas pessoas pobres e sem lar.
Amor é o que sinto por uma pessoa. Aquela que me faz sentir bem e feliz. É aquele de quem me lembro quando estou a passar uma boa fase.
Amizade é o que sinto pelos meus amigos. Que são aqueles que me dão tudo o que não tenho. Que preenchem o meu coração de alegria. São aqueles com quem eu conto para desabafar. São eles que me ajudam a crescer e a preparar-me para o futuro.
Mas dor é o que sinto pelos que sofrem. Sofrem de doença, e nós (humanidade) fazemos com que eles sofram ainda mais. Vimos uma menina numa cadeira de rodas! O que pensamos? Ela não é normal. Vimos um ceguinho! O que pensamos? Coitadinho, não vê. Vimos um miúdo com tricomia 21! O que pensamos? É deficiente…
Vemos os outros e reparamos no que são, quais os defeitos, mas nunca pensamos "e se fôssemos nós?"…
O mundo não é bom para todos. Uns têm doenças, mas são felizes, outros são infelizes e saudáveis. Outros (por exemplo, eu) sentem-se felizes à sua maneira, mas também sofrem apesar de tentar ultrapassar a dor.
Neste mundo há de tudo. Mas ninguém se contenta com o que tem.
E todos temos sonhos! Sabem qual é o meu sonho? É simples!
Só precisava que me respondessem a algumas questões! Como vêem é simples. As perguntas é que parecem difíceis. As questões são as seguintes:
- Por que e que excluímos os meninos com problemas mentais? Se formos a ver, só tem uma coisa a mais que nós, a doença.
- Por que é que muitos patrões não dão emprego aos que têm problemas mentais? Pensando que não têm capacidades, quando, por vezes, sabem mais que nós.
- Por que é que nas escolas há grupinhos onde se excluem as feias, gordas, ou com alguma doença? Talvez porque fiquem mal lá no meio.
- Por que é que os ricos se afastam dos pobres? Talvez porque os últimos não usam roupa de marca.
- Mas há pobres muito giros e quando vêem ricos feios não os ignoram, por que razão será? Talvez porque o pobre vê a vida de um modo diferente. Pensando que não tem riqueza, mas tem tudo do que precisa para ser feliz.
- Por que é que, quando vemos um negro, nos afastamos? Não faço a mínima ideia!
- Por que é que os ricos têm sempre mais e os pobres, ao contrário, cada vez menos têm? Por que é que o rico é beneficiado em tudo e o pobre não? Não sei!
Há muitas mais perguntas… as minhas são todas relacionadas com as injustiças que há no mundo. Para algumas, imagino a resposta, mas para outras nem por isso.
Nós nem percebemos. Mas há tanta dor neste mundo!
E se formos a ver, somos nós que a provocamos. Também cometo alguns erros, mas pelo menos tento melhorar cada vez mais. Enquanto outros nem isso querem fazer. Estão bem na vida… os outros que se desenrasquem.
Também há pessoas que estão pobres, porque querem. Não querem trabalhar e vão vivendo com o que lhes dão…
Mas porque sofrem uns e outros não? Faço-me esta pergunta, mas ninguém me responde.
Há tantos seres humanos que só sabem ver as coisas que existem no mundo, sempre a seu favor, e sem compaixão nem justiça; falam de amor, inventam conflitos em nome de um deus/salvador.
Por que é que não vivemos todos em paz, com o pão-nosso de cada dia?
Os poderosos fazem projectos megalómanos para o mundo ver e até se esquecem dos filhos. Constroem castelos e muralhas para a separação entre os povos, provocam guerras para o mundo não ter união.
Preocupamo-nos em ter e ter cada vez mais, mas não nos preocupamos em ser e ser cada vez melhor.
Outro sonho era um dia poder cantar para uma multidão.
Quando estou triste, eu canto, porque sei que consigo esquecer tudo… o ritmo da música mexe comigo. Ouço alguém cantar, e sonho que sou eu.
Para mim, a música está no meu coração. É simplesmente o que me completa.
Quando canto é como se estive a voar sem ninguém a criticar-me; é como se estivesse num mundo sem fim, onde tudo é perfeito e não há espaço para injustiças. Onde não há inimigos. Simplesmente é tudo perfeito!
Posso até nem cantar bem, mas pelo menos cantar faz-me feliz.
O meu corpo mexe e o meu coração sorri.
Nem sei como explicar… só sei que cantar é um grande sonho.
Pode até passar por ser apenas um sonho. Mas eu tenho que sonhar para conseguir ser alguma coisa na vida. Por isso, cá vou sonhando, já que “o sonho comanda a vida”.

Carolina Matos - 7º G

1 comentário: